segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mensagem da PCA do FUNDAC no âmbito do lançamento do "Emoções e Abstracções"


Senhor Secretário Geral da AEMO,
Meus pares do painel,
Caros Convidados,
Caríssimos Criadores,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,


É com imenso prazer e profunda emoção que, em meu nome pessoal e no dos meus colegas do Conselho de Administração do FUNDAC, uso da palavra para manifestar o nosso sentimento de plena satisfação pelo cumprimento de mais uma nobre missão: a do lançamento de mais uma obra literária.

Colocar uma obra literária à disposição do público é um acto que se reveste, sempre, dos mesmos e renovados sentimentos de esperança, ansiedade e expectativa que não só envolvem o autor ou a autora da obra, mas que recaem, também, sobre aqueles que, por amor às artes e à cultura, tudo fazem para que mais um produto cultural venha a lume. Nesse conjunto enquadra-se o FUNDAC.

Como é do conhecimento público, o FUNDAC foi instituído com o objectivo de, entre outras acções, subsidiar a criação e a criatividade, nas suas mais diferentes manifestações, financiando ou co-financiando, em todo o país, iniciativas, programas e projectos no âmbito da formação e desenvolvimento artístico, bem como no da valorização do património cultural nacional, tanto na sua vertente material como na imaterial.




Excelências,
Minhas Senhoras e Meus Senhores

Ao subsidiar as artes e a cultura, o FUNDAC fá-lo no quadro dos objectivos gerais preconizados pelo Governo de Moçambique, cuja agenda é melhorar a vida dos moçambicanos, do ponto de vista espiritual e material. Neste contexto, apoiar a literatura contribui para este desiderato, uma vez que ela constitui um meio por excelência para a difusão dos bons hábitos de leitura, fortalecendo a mente e abrindo horizontes.

Como afirmámos anteriormente, invade-nos um grande prazer e uma forte emoção por testemunharmos o lançamento de mais uma obra de Rinkel, obra essa que também é nossa, do FUNDAC, pois nos coube a honra de financiadores exclusivos da mesma.

Não posso deixar de dizer, também, que, como mulher que sou, o prazer e a emoção são redobrados, uma vez que mais uma mulher vai trilhando o mundo da literatura, e como tal, vai enriquecendo o ainda estreito espaço ocupado pelas mulheres no mundo literário nacional.

Rinkel, parabéns pelo teu livro “Emoções e Abstracções”, fruto das tuas já demonstradas capacidades para nos fazer viajar no mundo dos sentidos e sentimentos. Parabéns pela tua obra ter merecido o acolhimento do Conselho de Administração do FUNDAC, razão que nos leva a congregar-nos neste evento singular.

À Rinkel desejo, em nome dos meus colegas das artes e da cultura, muitos sucessos na carreira que decidiu abraçar, o que significa que não deve parar por aqui, mas que deve voltar a brindar-nos com mais obras da sua autoria, para gáudio de quem aprecia a boa literatura e se edifica com ela.

 
Pela preciosa atenção que me quiseram dispensar o meu muito obrigada.

Maputo, aos 08 de Novembro de 2011.

 
Maria Ângela Penicela Nhambiu Kane,
A Presidente do Conselho de Administração do FUNDAC

Sem comentários:

Enviar um comentário