terça-feira, 8 de novembro de 2011

Agradecimentos...


Mensagem lida no âmbito do lançamento do livro "Emoções e Abstracções"

"Boa tarde ilustres convidados, confrades, familiares, colegas, amigos….
Sinto-me verdadeiramente honrada pela vossa presença.
Dra. Ângela Kane, Dra. Sara Jona e Marcelo Panguana, muito obrigada pelas vossas palavras.
Tikan e Projecto Magotcha, sou vossa fã. As vossas duas interpretações,  que ouvi pela primeira vez neste momento, me emocionaram! Continuem o bom trabalho!
 “Emoções e Abstracções” foi escrito de 2007 a 2011. Nesse período foram muitas as emoções que vivi, desde as mais alegres, como o nascimento da minha filha, até às mais tristes, como o desaparecimento físico da minha saudosa tia Teresa, a quem dediquei um dos poemas.
Foi um período em que tive oportunidade e honra de ir a Cuba representar a poesia feminina moçambicana no XII Festival Internacional de Poesia de La Habana, dedicado à África e Caraíbas, com os confrades Marcelino dos Santos (Kalungano), Armando Artur, Juvenal Bucuane, Jaime Santos e Sangare Okapi.
Por ironia do destino, temos aqui presente o Lopito Feijó, escritor angolano, que tive o prazer de conhecê-lo em Cuba, em 2007. Amanhã vai lançar um dos seus livros na AEMO. Aproveito para convidar a todos para irem assistir! Lopito, a sua honra-me bastante!
Nesses cinco anos, motivos para me emocionar e me abstrair não faltaram. E o resultado é o que agora está disponível em vossas mãos e há muitas pessoas a quem tenho de agradecer por tornarem este momento possível. Começo pelo FUNDAC, instituição que patrocinou a publicação do livro, em especial a Dra Ângela Kane, PCA do FUNDAC, e ao Sr. Administrador Pedro Chissano, que me orientou durante toda a jornada anterior a este dia.
Dra. Sara Jona, obrigada pelas suas ricas palavras! Apesar de tão pouco tempo que teve para se apropriar, ler e reler o livro, a apresentação foi brilhante!
Agradeço à toda equipa do CIEDIMA, que maquetizaram e produziram o livro em tempo recorde, em especial a Lurdes que pôs à minha disposição todo o seu potencial criativo.
Agradeço também à direcção da Mediateca do BCI pelo espaço que disponibilizaram para este evento, embora tivessem a agenda completamente preenchida. Já está a tornar-se uma tradição lançar os meus livros aqui. Em Dezembro de 2006 lancei aqui, neste mesmo Espaço, o meu segundo livro.
Há pessoas que marcaram a minha vida académica há mais de 13 anos, mas que não posso esquecer de forma alguma: Prof. Dr. Lourenço do Rosário, Prof. Dr. Nataniel Ngomane e Dr. Almiro Lobo. Em parte, devo a culpa do meu amor pela literatura a estas três pessoas, a quem hoje em dia posso incluir na minha lista de amigos. Aprendi e continuo aprendendo muito convosco. Uma das coisas mais importantes que aprendi, através do Nataniel, é que um bom livro deve provocar orgasmos literários. Tomara que este livro vos emocione até esse ponto!
Não posso esquecer também a AEMO e os confrades que me têm incentivado a continuar nesta jornada, em especial Marcelo Panguana, Lília Momplé, Juvenal Bucuane e Marcelo Panguana. Marcelo, muito obrigada pelo seu prefácio!
Sérgio Costa, Paparazzi, obrigada por responderes tão prontamente ao pedido de me fotografares.
Tininha Ramos, obrigada por emprestares a tua voz magnífica para seres a Mestre desta cerimónia, embora estejas longe dos microfones há cerca de 8 anos. 
SemCustos Lda, a vossa prontidão imediata me comoveu. Sucessos no vosso empreendimento!
Agradeço também ao apoio dos meus colegas da AT (em especial do Gabinete do PAT, do Gabinete de Comunicação e Imagem da AT e do IFPFT). Foi no ambiente do IFPFT onde recebi as primeiras críticas dos colegas António Sambo e Fernando Russiua. O Haydn Joyce foi o principal impulsionador para eu abrir o meu blogspot e tem sido o maior incentivador para eu mantê-lo.
Por fim, agradeço à minha família, ao meu parceiro e as minhas 3 amigas do coração (Ema, Guida e Sandra).
Espero sinceramente que a leitura deste livro vos emocione, ou que pelo menos vos proporcione alguns breve momentos de abstracção.
Muito obrigada a todos! Do fundo do meu coração!"
Rinkel
Maputo, 08 de Novembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário